Material flexível, reciclável e de ajuste perfeito
Os esportes de escalada experimentaram um tremendo aumento de popularidade nos últimos anos. Seja para atletas amadores ou profissionais, seja em bouldering ou escalada em rocha – os sapatos do escalador são essenciais para diversão e desempenho. Caracterizados por um ajuste muito apertado, a comunidade de escalada frequentemente precisa usar sapatos 2-3 tamanhos menores para obter o suporte necessário – não é surpreendente que dores nos pés, desalinhamentos e lesões graves sejam preocupações bem conhecidas.
Detalhamento do Projeto
Indústria
Bens de Consumo
Produto
Ultrasint® TPU01 | Ultracur3D® Coat F+
Por que Forward AM?
Material flexível e reciclável, perfeito para ajuste personalizado
O Resultado
Sapatos de escalada individualizados
Desafio: Criando os sapatos de escalada perfeitos – individualizados, sustentáveis, de alto desempenho
Os pés vêm em todas as formas e tamanhos, desde diferenças de gênero e idade até disposições individuais de largura dos pés, arco e comprimento dos dedos dos pés – simplesmente não existe um tamanho único que sirva para todos. Até agora, os escaladores tiveram que aceitar e lidar com dores agudas e crônicas nos pés ou tornozelos como consequência de seu esporte. Dor e deformidade são evidências claras de distúrbios mecânicos do pé que podem ser causados por sapatos mal ajustados. Além disso, pesquisas ortopédicas e evidências científicas listam uma série de problemas agudos e crônicos nos pés e deformidades associadas ao uso de sapatos de escalada com formato não natural ou muito apertados. Segundo um estudo científico sobre doenças nos pés na escalada em rocha, 86% dos escaladores apresentam algum tipo de patologia nos pés (fonte: estudo).
Para ser mais preciso, escaladores de alta habilidade frequentemente são afetados pelas seguintes condições relatadas: deformidades dos dedos, como dedos em garra ou martelo, hemorragia subungueal, dedos machucados, micose, síndromes de compressão nervosa ou joanete. O desconforto também resulta em um ciclo de vida curto para um par de sapatos de escalada – com muita frequência, eles são descartados após serem usados uma vez.
A start-up espanhola ATHOS enfrentou o desafio de repensar o conceito de sapatos de escalada, visando alcançar sapatos individualizados que melhoram a experiência de escalada do usuário. Ao combinar inovação e tecnologia, os primeiros sapatos de escalada impressos em 3D ganharam vida – e ainda mais, uma abordagem completamente diferente tornando o usuário o designer com Manufatura Aditiva.
O processo desde a digitalização dos pés até a personalização até a entrega. (Fonte: ATHOS).
Solução: Manufatura Aditiva com Ultrasint® TPU01 flexível
Vamos analisar mais de perto o conceito de sapatos de escalada individualizados:
O processo começa com a digitalização dos pés descalços do escalador por meio de seu próprio dispositivo móvel com o aplicativo ATHOS correspondente. Com base na digitalização, o design do sapato pode então ser personalizado ainda mais para torná-lo "seu" – por exemplo, selecionando o tipo de escalada que realizam, adicionando padrões especiais, texturas e cores ou suporte adaptado ao seu estilo pessoal de escalada. Posteriormente, os sapatos são impressos em 3D pelo prestador de serviços de impressão francês Sculpteo – após a adição de tiras de puxar e cadarços, são enviados para o cliente!
Ao examinar de perto o material utilizado para dar vida a esses inovadores sapatos de escalada, o Ultrasint® TPU01 da Forward AM é o par ideal – caracteriza-se por uma flexibilidade e elasticidade excepcionais, perfeitamente adequadas para o sapato de escalada. O pó de polímero de alto desempenho permite a impressão de estruturas flexíveis em alta velocidade e oferece excelente processabilidade, especialmente projetado para impressoras HP série 5200 Multi Jet Fusion.
Ainda melhor, tendo passado com sucesso por testes de sensibilização da pele, conforme ISO 10993-10, irritação da pele conforme a Diretriz da OCDE e citotoxicidade conforme ISO 10993-5, este material avançado pode ser usado em aplicações próximas ao corpo humano com total segurança. Além disso, o Ultrasint® TPU01 apresenta boa resistência UV, sendo perfeitamente adequado para uso ao ar livre, como escalada. Sua alta taxa de reciclabilidade significa um processo de fabricação com muito baixo desperdício – e, como é um termoplástico, o material pode ser facilmente reciclado ao final do ciclo de vida, atendendo a um dos principais requisitos de sustentabilidade para equipamentos outdoor modernos. Para dar aos sapatos um toque estético final, o robusto, porém extremamente flexível, Ultracur3D® Coat F da Forward AM adiciona a camada protetora final. Sua aderência de classe líder e elasticidade excepcional tornam o Ultracur3D® Coat F o revestimento perfeito para aplicações com contato com a pele, que necessitam oferecer excelente flexibilidade, durabilidade e tato atrativo, como os sapatos de escalada Athos.
Os elementos de um sapato de escalada da ATHOS. (Fonte: ATHOS).
Reduzindo a pegada ecológica dos sapatos de escalada
Ao aproveitar a Manufatura Aditiva, a ATHOS se beneficia de um dos principais benefícios dessa tecnologia: a produção sob demanda. Ao produzir exatamente a quantidade que está sendo pedida, a superprodução é eliminada – reduzindo tanto o desperdício de material quanto os custos de armazenamento.
Comparando os métodos de fabricação, o uso da impressão 3D permite uma redução de mais de 50% no uso de materiais e no processo de fabricação, em comparação com a fabricação tradicional. Poucos materiais e montagem simples permitem que os sapatos sejam totalmente reciclados para reduzir a pegada ecológica em direção a uma economia circular. Além disso, a ATHOS visa estabelecer um serviço de reparo – a sola pode ser reparada até quatro vezes, tornando o sapato uma alternativa ainda mais sustentável.
Como os sapatos de escalada da ATHOS reduzem a pegada ecológica e o impacto ambiental em comparação com a fabricação tradicional de calçados (Fonte: ATHOS).
Resultado: Sapatos de escalada que se ajustam como uma segunda pele
"Até agora, o sapato de escalada perfeito não existia - ATHOS poderia ser a solução e o futuro!"
Jesús (proprietário de ginásio de escalada, pratica esportes de escalada há 13 anos)
Ao aproveitar os benefícios da Manufatura Aditiva, a ATHOS desenvolveu uma nova visão de sapatos de escalada - realizada com a tecnologia HP Multi Jet Fusion e Ultrasint® TPU01. Com menos etapas de montagem e alta taxa de reutilização do TPU, o processo de fabricação é significativamente encurtado - e os escaladores finalmente podem experimentar os sapatos confortáveis que merecem!
Commenti