Dutos de ar de freio impressos em 3D com materiais da Forward AM resistem a altas temperaturas, suportam cargas pesadas e promovem desempenho.
CARLAYERS utiliza peças projetadas pela SPEED Engineering e fabricadas com os filamentos reforçados com vidro Ultrafuse® PA GF30 da Forward AM para produzir pequenos volumes de dutos de freio que direcionam o ar e evitam o superaquecimento durante eventos de automobilismo.

A CARLAYERS GbR, de Hövelhof, Renânia do Norte-Vestfália, Alemanha, utiliza impressão 3D para produzir pequenas séries de peças de alta qualidade com velocidade incomparável. A SPEED Engineering GmbH, localizada na Edisonstraße, em Bielefeld, Alemanha, solicitou à CARLAYERS a impressão 3D de dutos de ar para freios.
Em parceria com a Forward AM, a CARLAYERS usou a impressão 3D para fabricar pequenos volumes dessas peças críticas para segurança. Além de fornecer o Ultrafuse® PA6 GF30, um termoplástico reforçado com vidro, a Forward AM compartilhou sua expertise em manufatura aditiva.
O Desafio
Os dutos de ar para freios são passagens que direcionam o ar por meio de aletas internas para reduzir a temperatura dos discos de freio. Esse fluxo de ar, combinado com a força centrífuga gerada pela rotação dos discos, ajuda a dissipar o calor adicional que pode prejudicar o desempenho da frenagem.
Para melhorar o desempenho em eventos de automobilismo, os dutos de ar para freios devem se integrar perfeitamente à carroceria do carro de corrida. Dutos que direcionam o fluxo de ar especificamente para os freios podem reduzir as temperaturas, mantendo os freios funcionais por mais tempo.
Embora altas temperaturas possam comprometer o desempenho dos freios a disco, os dutos de ar também precisam suportar grandes cargas sempre que os carros de corrida freiam em alta velocidade. Métodos tradicionais de fabricação podem produzir pequenos volumes de peças personalizadas, mas são processos demorados e caros.
A Solução
A CARLAYERS considerou o Sinterização Seletiva a Laser (SLS), mas essa técnica de impressão 3D implicaria em altos custos e geraria um excesso de resíduos. O método Fused Deposition Modeling (FDM) utiliza material apenas onde é necessário e acelera o pós-processamento, pois há menos estruturas de suporte para remover.
Durante a seleção de materiais, a CARLAYERS experimentou o PET-CF, mas determinou que o PA6 era um material base superior, especialmente em aplicações com paredes mais finas. O Ultrafuse® PA6 GF30 da Forward AM suporta FDM e contém 30% de fibra de vidro, proporcionando peças resistentes e com alta tolerância ao calor.
A CARLAYERS escolheu uma solução que suporta inserções rosqueadas. Antes de serem enviadas, essas peças de dutos de ar para freios personalizados impressas em 3D foram projetadas para fácil montagem. A CARLAYERS apreciou a qualidade consistente fornecida pelo Ultrafuse® PA6 GF30 e reconheceu a Forward AM por seus recursos técnicos.
O Resultado
Como uma fornecedora de destaque de peças impressas em 3D, a CARLAYERS está atendendo a indústria de automobilismo com dutos de ar para freios personalizados que resistem a altas temperaturas, suportam cargas pesadas, promovem desempenho e aumentam a confiabilidade. De pedidos urgentes à produção intermediária, a CARLAYERS vence a corrida.
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