Farsoon e Deep Blue Aerospace: impressão 3D metálica em larga escala para motores espaciais
- Jonathan Souto
- 17 de abr.
- 3 min de leitura
Em julho de 2021, a empresa de lançamentos comerciais Deep Blue Aerospace completou o primeiro teste de lançamento reutilizável da China com seu veículo de lançamento “DBA-M”, conhecido como “Grass Hopper Jump”. Após esse primeiro sucesso, a Deep Blue Aerospace realizou em outubro de 2021 o teste VTVL (decolagem e pouso verticais), conduzindo com sucesso um salto de 100 metros. Em 7 de maio de 2022, a Deep Blue Aerospace realizou um segundo teste de lançamento VTVL, atingindo uma altitude de 1000 metros, com a distância entre o ponto de pouso e o alvo ficando dentro de 0,5 metro. No final de junho de 2022, foi concluído o teste de ignição do motor de foguete “Thunder-R1” de querosene e oxigênio líquido, com empuxo de 20 toneladas, projetado para oferecer alto desempenho e ser econômico para foguetes de produção em baixa escala.

Esse ritmo acelerado de desenvolvimento, alcançando em um curto período a realização desses testes de lançamento, significa que a Deep Blue Aerospace se tornou a segunda empresa no mundo a ter sucesso em todos os testes de engenharia em baixa altitude com foguetes reutilizáveis de querosene e oxigênio líquido, seguindo a fabricante de espaçonaves norte-americana SpaceX.
Sendo uma das primeiras fabricantes comerciais de foguetes na China a utilizar impressão 3D metálica industrial para a engenharia de componentes-chave, a Deep Blue Aerospace investiu no sistema metálico de grande formato FS621M da Farsoon em 2022 para explorar soluções inovadoras de manufatura para motores de foguete.
“Na Deep Blue, produzimos mais de 80% dos componentes-chave do motor de foguete usando impressão 3D metálica”, disse o Dr. Tian Cailan, chefe de Manufatura Aditiva da Deep Blue Aerospace. “O FS621M da Farsoon nos oferece a capacidade de fabricar rapidamente peças de motor de grande porte com design leve, integração estrutural, desempenho aprimorado e maior confiabilidade; com apenas uma fração do custo, mão de obra e tempo de produção em comparação com as tecnologias tradicionais.”

Em 2022, a Deep Blue Aerospace aprimorou sua produção em lote de câmaras de combustão de motor de foguete de peça única e grande porte utilizando o sistema FS621M da Farsoon. A câmara de combustão em Inconel fabricada por manufatura aditiva mede 780 mm (30,7 polegadas) de altura e 550 mm (21,7 polegadas) de diâmetro. Os principais desafios incluem o tamanho da peça, a integração de funções e a resolução de detalhes. A manufatura aditiva avançada possibilitou muitas inovações por parte dos engenheiros da Deep Blue, incluindo design consolidado, estruturas em treliça leves e geometrias complexas. Outros recursos, como geometrias intrincadas com centenas de aletas e canais de resfriamento internos, são projetados para promover a eficiência da combustão do motor do foguete. O FS621M também permite uma produção econômica de peças aeroespaciais de grandes dimensões, com um ciclo de validação de design acelerado em 80% em comparação com o processo de manufatura convencional.

“Sendo um componente-chave do motor de foguete, a câmara de combustão precisa atingir o desempenho, a eficiência e a confiabilidade exigidos sob condições extremas de calor e pressão,” diz o Dr. Tian. “Estamos totalmente convencidos da alta qualidade, da velocidade de produção rápida e da estabilidade operacional proporcionadas pelo sistema FS621M da Farsoon. Somos capazes de oferecer produtos significativamente mais leves, com maior repetibilidade, e que apresentam propriedades muito superiores durante os testes funcionais, o que é essencial para atender aos exigentes padrões da indústria aeroespacial.”
“Como próximo passo, a Deep Blue Aerospace continuará os testes de lançamento VTVL em alta altitude e iniciará sua primeira missão de lançamento orbital com o foguete reutilizável em escala total,” afirma o Dr. Tian. “Temos total confiança em combinar nossos designs inovadores com a expertise da Farsoon e continuar rompendo barreiras na tecnologia de fusão em leito de pó metálico para a produção de peças de motor em larga escala.”
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