top of page

Inscreva-se em nossa Newsletter
e receba nossas notícias em primeira mão

Obrigado por Assinar!

A Nexa3D e a Henkel lançaram um novo material de impressão 3D de polímero de grau médico.

Tyler Rex chefe de marketing da Nexa 3D

Tyler Rex

Chefe de Marketing Digital na Nexa3D

Tyler Rex é um líder dinâmico em marketing digital na indústria de impressão 3D. As estratégias inovadoras de Tyler e sua paixão pela tecnologia de impressão 3D tiveram um impacto significativo no crescimento e na construção de relacionamentos sólidos com clientes e parceiros.


O fabricante de impressoras 3D SLA com sede na Califórnia, Nexa3D, e a empresa global de produtos químicos Henkel lançaram um novo polímero para impressão 3D chamado xMED412.


O material, semelhante ao polipropileno (PP), combina propriedades de resistência aprimoradas com a biocompatibilidade de materiais de grau médico, tornando-o potencialmente adequado para a produção de dispositivos médicos. Além disso, o plástico de alto impacto e durável também foi testado e aprovado pela Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) para uso em ambientes clínicos. Como resultado, o polímero pode ser utilizado na fabricação de produtos como guias ortopédicos e aparelhos, ou até mesmo para imprimir swabs de teste nasal para COVID-19.


“Estamos empolgados em trazer este produto ao mercado em colaboração com a Nexa3D,” disse Ken Kisner, chefe de Inovação em impressão 3D da Henkel. “Desenvolvemos e testamos com a impressora 3D NXE400 da Nexa3D uma infinidade de fluxos de trabalho aprovados, projetados para liberar todo o potencial das propriedades físicas excepcionais e da biocompatibilidade do xMED412.”


“Estamos satisfeitos que os swabs nasofaríngeos fabricados com xMED412 na NXE400, de acordo com nossos procedimentos publicados, já foram aprovados em ensaios clínicos e estão em conformidade.”




Parceria contínua em impressão 3D entre Henkel e Nexa3D


Enquanto a Nexa3D é mais conhecida por suas máquinas de estereolitografia (SLA), a Henkel tem um forte histórico recente no desenvolvimento de novos materiais plásticos para impressão 3D, colaborando com diversos parceiros da indústria para alcançar esses objetivos. Por exemplo, ao contribuir para o projeto de durabilidade SYMPA SLA, a empresa desenvolveu novos materiais e processos SLA para o setor automotivo.


A Henkel posteriormente assinou um acordo com o marketplace de impressão 3D e bureau de serviços Shapeways para ampliar suas provisões de materiais para manufatura aditiva em larga escala. Como parte do acordo, foi fundado o programa ‘Loctite powered by Shapeways’, que fez com que os parceiros começassem a oferecer os serviços um do outro aos seus clientes. Isso foi seguido por um acordo com o fabricante de impressoras 3D alemão Rapid Shape, para projetar novos materiais para seus sistemas de Processamento Digital de Luz (DLP).


Em abril de 2020, a Henkel e a Nexa3D começaram a desenvolver uma linha de resinas fotopoliméricas SLA com marca compartilhada, que seriam distribuídas através dos canais globais da Nexa3D. Aproveitando sua expertise em impressão 3D SLA e resinas de desempenho, a dupla visava criar peças funcionais usando os materiais da Henkel em uma impressora 3D NXE400. Agora, com a parceria iniciada há apenas três meses, já foram desenvolvidos dois novos materiais, incluindo o xMED412.


“Esta é a nossa segunda introdução conjunta de material em dois meses com a Henkel para desenvolver um portfólio de fotopolímeros de desempenho com marca compartilhada através de nossos canais globais em expansão,” disse Izhar Medalsy, Diretor de Operações da Nexa3D. “Continuamos a abordar conjuntamente oportunidades específicas de produção industrial de alta capacidade, aproveitando nossa velocidade de impressão líder, grande volume de construção e tecnologia inteligente de gerenciamento de resina para converter as resinas de desempenho da Henkel em peças funcionais produzidas na impressora 3D NXE400.”



peças funcionais produzidas na impressora 3D NXE400.

O novo material de impressão 3D semelhante ao polipropileno


Baseado na resina de polímero Loctite MED412 da Henkel, o xMED412 oferece uma "fantástica" elongação na ruptura, resistência ao impacto e durabilidade à compressão. Além disso, o polímero leve, mas robusto, possui propriedades isolantes inerentes, permitindo-lhe resistir a impactos, umidade e mudanças de vibração. Essas características permitem que o filamento seja utilizado na produção de dispositivos que precisam ser esterilizados e desinfetados, ou enviados para todo o mundo para uso em ambientes domésticos e de saúde.


Além disso, para muitas empresas que fabricam dispositivos médicos de uso único ou instrumentos reutilizáveis, é necessário que os materiais sejam capazes de se dobrar e flexionar, para que a peça final possa ser utilizada no corpo de um paciente. Esses componentes precisam ser maleáveis, elásticos e, frequentemente, resistentes a dobras, tornando o xMED412 bem adequado para essas aplicações. Além disso, o novo material possui todas as autorizações, testes e certificações associados concedidos ao seu predecessor, Loctite MED412.


O xMED412 também foi testado individualmente pela Henkel e foi considerado em conformidade com os padrões de segurança ISO 10993 e FDA Classe I. Essas validações significam que os polímeros da empresa podem ser utilizados para criar peças finais para aplicações em ambientes médicos, como swabs para testes de COVID-19. “Estamos muito empolgados em lançar conjuntamente com a Henkel um segundo material de grau de produção, particularmente neste momento de demandas persistentes por EPI e outros dispositivos críticos,” acrescentou Medalsy.


Como muitas empresas de impressão 3D nos EUA, a pandemia forçou a Nexa3D a agir rapidamente. Em apoio à demanda do país por swabs nasofaríngeos, a empresa qualificou e ampliou rapidamente sua capacidade de produção de impressoras únicas dentro de sua 'fábrica flexível' para 5.400 swabs por dia. Agora, utilizando seu mais recente material de grau médico, os clientes da Nexa3D já estão produzindo outras peças vitais relacionadas à pandemia, como as para ventiladores, entre outras.


“Estamos muito satisfeitos em ver a resposta extremamente positiva do mercado às peças de xMED412 fabricadas na impressora 3D NXE400,” concluiu Michele Marchesan, Chief Growth Officer da Nexa3D. “Os clientes estão imprimindo ventiladores e outras partes de dispositivos médicos, incluindo venturis e conectores, com produtividade e escala, alcançando rapidamente o novo padrão para produção em série flexível.”


Você pode agora nomear para o Prêmio da Indústria de Impressão 3D de 2020. Vote para ajudar a decidir os vencedores deste ano.


Para ficar atualizado com as últimas notícias de impressão 3D, não se esqueça de se inscrever na newsletter da 3D Printing Industry ou seguir-nos no Twitter ou curtir nossa página no Facebook.


Procurando um emprego na indústria de manufatura aditiva? Visite 3D Printing Jobs para uma seleção de cargos na indústria.


A imagem em destaque mostra divisores que foram impressos em 3D usando o novo material xMED412 PP da Henkel e Nexa3D. Foto via Nexa3D, Trinity Wheeler Photography.


Logo transparente da Voxel Manufatura


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page