Contexto
A Valeo é uma fornecedora automotiva global francesa e parceira de montadoras em todo o mundo. Como uma empresa de tecnologia automotiva, a Valeo projeta soluções inovadoras para mobilidade inteligente, com foco na condução intuitiva e na redução das emissões de CO2. A Valeo também fornece e distribui peças de reposição para montadoras e operadores independentes do mercado de reposição.
A Valeo procurou uma nova tecnologia alternativa para criar bancadas de teste personalizadas para testes climáticos de componentes automotivos. Eles recorreram ao escritório de serviços Cotu, que aproveitou o processo de impressão DLP em conjunto com materiais LOCTITE, o que reduziu drasticamente os prazos de entrega e cortou os custos em 50%.
APLICAÇÃO:
Bancadas de teste personalizadas para testes climáticos de componentes automotivos.
MATERIAL:
LOCTITE 3D 3843 HDT60 Alta Resistência
Preto Fosco
TECNOLOGIA:
Impressora 3D DLP
O Desafio
A Valeo necessita de bancadas de teste para testes climáticos de componentes automotivos. As bancadas de teste são suportes para peças do interior do carro que permanecem na orientação necessária sob condições rigorosas para auxiliar nos testes de componentes automotivos em condições extremas de intempéries, como vento, umidade, poeira e temperaturas. A Valeo tentou usinar essas bancadas de teste com CNC, mas descobriu que esse processo era muito caro. A Valeo também tentou a impressão 3D SLS internamente, mas foi descartada por ser cara e demorada.
Após buscar tecnologias alternativas, eles encontraram um escritório de serviços experiente e local, a Cotu, um escritório de serviços de impressão 3D com expertise em impressão 3D de fotopolímeros para peças industriais de uso final. A Cotu tentou produzir as peças com a tecnologia MultiJet Fusion (MJF). No entanto, as peças maiores demoraram muito para serem fabricadas e também sofreram deformações nas condições de teste necessárias para a aplicação de intempéries. Esses problemas prolongaram a entrega e resultaram em prazos de entrega longos.
O principal desafio era encontrar um material que pudesse suportar os requisitos da aplicação. A aplicação exigia resistência suficiente para manter as peças na posição de -40 a +85°C, absorção mínima de água, resistência a um nível de umidade de 95+/-4% e estabilidade UV. A Cotu continuou a buscar a Manufatura Aditiva, desta vez, o processo de impressão 3D DLP, pois sentiram que era a escolha certa para atender às necessidades do cliente.
Bancadas de Teste Personalizadas
A Solução
Tecnologia: Impressora 3D DLP
Seleção de Material: LOCTITE 3D 3843 HDT60 Alta Resistência Preto Fosco Agente de Limpeza: IPA
LOCTITE 3D 3843 HDT60 Alta Resistência Preto Fosco
43 % | 1806 MPa | 51 MPa | 53 J/m | 63ºC |
Elongação na Ruptura | Módulo de Young | Resistência à Tração Máxima | Resistência ao Impacto (Entalhado) | Temperatura de Deflexão Térmica |
Cotu recorreu ao portfólio de materiais para impressão 3D da Loctite para atender às necessidades do cliente. A Loctite oferece uma variedade de resinas de grau de engenharia para diferentes plataformas de impressoras DLP. Cotu determinou que o Loctite 3D 3843 HDT60 Alta Resistência ao Impacto em Preto Fosco era a melhor solução de material para este projeto. Este material é um plástico de engenharia de alta resistência com boa resistência ao impacto e um excelente acabamento de superfície. Os novos e aprimorados bancos de teste personalizados foram criados utilizando a Loctite 3D 3843 HDT60 Alta Resistência ao Impacto em uma impressora 3D DLP. Ao utilizar o processo DLP em vez do Fusion MultiJet (MJF), as peças impressas puderam corresponder melhor às tolerâncias de aplicação, ter um acabamento de superfície mais suave, uma maior resistência química e baixo encolhimento ou deformação durante a impressão.
A Loctite 3D 3843 HDT60 Alta Resistência ao Impacto também atende a requisitos de material, como resistência suficiente para manter componentes automotivos estáveis entre -40 a +85°C, absorção mínima de água, resistência ao nível de umidade de 95+/-4% e estabilidade UV suficiente.
Benefícios
Ao utilizar a LOCTITE 3D 3843 HDT60 Alta Resistência ao Impacto e o processo de impressão DLP, a Cotu conseguiu criar uma solução econômica para a Valeo. A impressão 3D com a LOCTITE 3D 3843 HDT60 Alta Resistência ao Impacto oferece excelentes propriedades mecânicas, alta durabilidade e excelente acabamento de superfície.
O custo dessas peças de uso final foi reduzido em até 50% em comparação com o processo de fusão multijet. A impressão interna resultou em uma redução no prazo de entrega de vários meses em comparação com os métodos de fabricação tradicionais e o antigo processo de produção de peças na sede da Valeo e, em seguida, o envio das peças.
Bancadas de Teste Personalizadas
"Estamos surpresos com os benefícios que a impressão 3D utilizando fotopolímeros traz", explica David Váňa, Líder de Laboratório da VALEO TCE em Praga. "É significativamente mais rápido, mais barato em comparação com os métodos que utilizávamos anteriormente, e os materiais atendem aos requisitos de parâmetros mecânicos necessários. É ótimo que essa tecnologia tenha avançado tanto e já seja aplicável para a produção de peças funcionais. Economizou-nos muito tempo de desenvolvimento."
Comentários