Como o Laboratório Excel Orthodontic Triplicou Sua Eficiência com a Impressora 3D Dental Ultrarápida NXD 200Pro
A Excel Orthodontics é um laboratório de ortodontia de grande porte localizado perto de Portland, Oregon. De propriedade e operado por uma família desde sua abertura em 1990, a Excel é o braço manufatureiro nos bastidores de centenas de consultórios ortodônticos e odontológicos na região, produzindo aparelhos dentários personalizados que variam de contenções invisíveis e RPs a flippers e hawleys – e, claro, modelos dentários, que servem como base para a criação da maioria desses produtos.
Tyler Dowdle – cuja família fundou, possui e ainda opera a Excel – nasceu no negócio da família e está começando a assumir as operações diárias. “Nós somos as pessoas por trás dos bastidores do seu ortodontista, fornecendo-lhes as ferramentas que causam, o que alguns podem dizer, dor desnecessária”, diz ele com uma risada.
Desafio
Do Pó à Resina
O lado tradicional do laboratório de ortodontia é um "lugar empoeirado", diz Dowdle. Primeiro, o dentista ou ortodontista faz a impressão ou molde – uma experiência bastante desagradável para o paciente. Eles enviam essa impressão ao laboratório junto com um pedido para o dispositivo necessário, e o laboratório começa a trabalhar com um processo muito manual de moldagem e usinagem, que pode levar muito tempo. "Fazer uma impressão é horrível. Metade das vezes a impressão é feita, ela chega aqui, e temos que ligar um ou dois dias depois e dizer que a impressão não está boa e que precisam trazer o paciente de volta para uma nova."
Em contraste, as impressoras 3D agora permitem que os laboratórios convertam simples scans intraorais 3D em modelos impressos completos com alta precisão em muito menos tempo e com menos esforço. Cerca de oito anos atrás, a Excel trouxe sua primeira impressora 3D da Stratasys para começar a transição para um fluxo de trabalho digital. Mais recentemente, atualizaram para a Carbon M2, que permitiu uma impressão 3D mais rápida.
Agora, eles estão novamente atingindo os limites da tecnologia e prontos para uma atualização. "A Carbon é uma boa impressora, mas tem um preço", diz Dowdle. Para referência, a Carbon não vende suas impressoras 3D, mas as aluga por 3 anos a um mínimo de $150,000 – ao fim desse período, o cliente deve devolver o hardware ou iniciar um novo contrato de aluguel.
"Com uma NXD 200Pro, estamos substituindo duas impressoras 3D Carbon e, na minha opinião, provavelmente poderíamos até substituir a terceira uma vez que otimizarmos nosso processo – ainda estamos apenas começando."
Tyler Dowdle, Excel Orthodontics
Cliente
Excel Orthodontics, Inc.
Indústria
Laboratório de Ortodontia
Produtos
2 x NXD 200Pro
1 x XiP
KeyModel – Ivory
Aplicações
Modelos Dentários
Pontes
Splints
Vantagens
Volume de construção 2 vezes maior em comparação com as impressoras 3D "de alta velocidade" existentes
Metade do tempo de impressão em comparação com as impressoras 3D "de alta velocidade" existentes
Melhor experiência do usuário para o paciente
Redução da carga de trabalho de horas extras noturnas para tempo de sobra
Solução
Substituindo Três Impressoras 3D por Uma
A Excel conheceu a Nexa3D através de um bom amigo de Dowdle, Matt Lennehan da Precision Dental Supply – um revendedor da Nexa3D. Eles estavam procurando uma solução econômica, mais escalável e que pudesse oferecer um rendimento melhor do que o setup existente. A Impressora 3D NXD 200Pro Ultrafast para Aplicações Dentárias da Nexa3D pode superar a velocidade da plataforma Carbon graças à sua tecnologia patenteada Lubricant Sublayer Photo-curing (LSPc®). Além da alta velocidade de impressão, a LSPc proporciona uma imagem uniforme e sem distorções em todas as áreas da placa de construção, garantindo uniformidade e precisão peça a peça, diferente do processo DLP tradicional onde o desempenho de borda a borda é comprometido devido à distorção óptica.
A NXD 200Pro também está disponível para compra por um terço do custo que a Excel estava pagando apenas por um contrato de três anos com as impressoras 3D Carbon – proporcionando um ROI significativamente maior no curto prazo e uma vida útil mais longa para aumentar ainda mais esse valor. "Em termos de velocidade, as M2 são substancialmente mais lentas, as placas de construção são menores. Posso colocar até 16 modelos em uma construção [na NXD 200Pro] e eles estarão prontos em uma hora, enquanto com uma M2 você leva cerca de duas horas para oito modelos completos", diz Dowdle.
Em apenas alguns meses, Dowdle está vendo os resultados da NXD 200Pro, pois eles produzem aproximadamente 150-200 modelos por dia, “Na nossa temporada mais movimentada no mês passado, meu técnico principal passou de trabalhar horas extras todos os dias para mal trabalhar oito horas por dia. Agora estamos recebendo nossa segunda NXD 200Pro e acabamos de adquirir o modelo de mesa XiP também.”
Dowdle sorri ao contemplar a eficiência recém-descoberta da tecnologia LSPc, que é o que alimenta as novas impressoras 3D ultrarrápidas: "Com uma NXD 200Pro, estamos substituindo duas impressoras 3D Carbon e, na minha opinião, provavelmente poderíamos até substituir a terceira uma vez que otimizarmos nosso processo – ainda estamos apenas começando."
Um Negócio Familiar Tradicional Crescendo com Automação de Ponta
Dowdle não está satisfeito com o status quo – algo que aprendeu ao longo dos anos trabalhando com seu pai e tio. "Meu objetivo como empresário é continuar crescendo e expandindo nosso laboratório para esse crescimento. Contratamos cinco novos técnicos no último mês e ainda estamos procurando mais. Eu diria que, no lado da impressão 3D com a tecnologia aprimorada, não preciso de tantos técnicos como costumávamos para moldes manuais, mas precisamos de técnicos qualificados à medida que crescemos."
Falando sobre encontrar boas pessoas, Dowdle destaca outro benefício da digitalização que está ocorrendo na Excel: "A impressão 3D tornou o jogo de contratação muito mais fácil. Não há muitas pessoas que queiram passar a noite no laboratório derramando moldes por seis horas, mas há muitas pessoas que adorariam sentar na frente de um computador e brincar com o software 3D. Isso definitivamente ajuda em termos de atrair a próxima geração."
A impressão 3D está causando um grande impacto na indústria dental e ortodôntica, e Dowdle aponta rapidamente como essa adoção está acontecendo rapidamente agora: "Há 20 anos, você realmente só tinha a Invisalign usando processos automatizados e digitais, mas eles eram uma empresa multimilionária que podia investir nisso. Hoje em dia, a automação chegou ao nível de uma pequena empresa onde as pessoas não apenas estão dispostas e capazes de adotá-la devido à sua acessibilidade, mas realmente precisam adotá-la para se manterem competitivas."
Comments