Antecedentes
A Fehrenbacher Kabeltechnik GmbH, sediada em St. Georgen na Floresta Negra, remonta à Alfred Fehrenbacher GmbH, fundada em 1963, que fornecia peças torneadas, componentes, conjuntos de cabos e montagens para a indústria de gira-discos. Em 2015, as divisões de conjuntos de cabos e componentes foram assumidas pelo atual Diretor Administrativo, Thomas Botta, e transferidas para uma empresa independente. "Eu já estava empregado na empresa original, primeiro como gerente de vendas e depois como diretor administrativo. Através da cisão, pude desenvolver consistentemente as áreas que são mais próximas do meu coração," explica o diretor administrativo.
APLICAÇÃO:
Conector Eletrônico Impresso em 3D
MATERIAL:
LOCTITE 3D IND406 HDT100 Alta Elasticidade
TECNOLOGIA:
Sistema GENERA G2 / F2
O Desafio
Ao utilizar métodos de produção tradicionais, frequentemente surgem problemas que podem ter um impacto significativo na eficiência econômica da aplicação. Estes métodos tradicionais de produção podem ser excessivamente demorados e muito caros.
Um fabricante de equipamentos de diagnóstico necessitava de combinações de plugues e cabos pré-montadas para dispositivos de diagnóstico no setor automotivo, fornecidas pela Feba Kabel em lotes de aproximadamente 5.000 peças por ano. Essas peças eram posteriormente encapsuladas por outros fornecedores e o plugue era então moldado com plástico. Esse processo envolvia até cinco etapas de trabalho com logística de transporte intermediária. O encapsulamento e a moldagem são processos quentes que geralmente resultam em uma taxa significativa de refugos. Diante disso, o fabricante de equipamentos de diagnóstico recorreu ao seu fornecedor, Feba-Kabel, para explorar novas formas de otimizar conectores eletrônicos para montagem de cabos. Em colaboração com 3D-Werk, GENERA e o uso de manufatura aditiva, uma solução ideal poderia ser oferecida.
A geometria do conector de dupla manivela é onde surge o desafio com o cabo de conexão para o dispositivo de diagnóstico.
A Solução
Após avaliar uma variedade de materiais diferentes para esta aplicação, o fotopolímero Loctite 3D IND406 HDT100 do portfólio de impressão 3D da Henkel's Loctite provou ser o material ideal. Utilizando o IND406 em conjunto com uma combinação do Sistema G2 / F2 da GENERA e o processo DLP, o conjunto de cabos para um dispositivo de diagnóstico de carro foi redesenhado. O IND406 foi escolhido como o material para as peças em série. Este material é preto e possui excelente resistência às condições climáticas e ao envelhecimento, além de alta resistência ao calor, o que é extremamente importante para as montagens de cabos. "Junto com os fabricantes de materiais, estamos trabalhando para fornecer conjuntos de parâmetros para uma ampla variedade de casos de uso, para que os usuários tenham a segurança de contar com um processo reprodutível disponível. A produção em série depende da confiabilidade do processo, e é para isso que nossas máquinas são projetadas", revela Dr. Klaus Stadlmann, Diretor Administrativo da GENERA.
IND406
24% | 1658 MPa | 52 MPa | 35 J/m | 103ºC |
Elongação na Ruptura | Módulo de Tração | Resistência à Tração Final | Resistência ao Impacto (Entalhada) | Temperatura de Deflexão Térmica |
BENEFÍCIOS
Imprimir com Loctite IND406 garante que possamos oferecer um plástico de engenharia de alta resistência e alta elongação com boa resistência ao impacto e alta temperatura. Rigidez, resistência e durabilidade térmica tornam este material ideal para uma ampla variedade de ferramentas no chão de produção e para a produção final de peças na manufatura.
No final, a combinação adequada de seleção de material, design funcional e acabamento perfeito levou o cliente final a ter todo o cabo fabricado pela Feba Kabel. Usando Loctite IND406 no Sistema G2 / F2 da GENERA, o tempo de produção foi reduzido em várias semanas e até meses, e o tempo de lançamento no mercado foi muito mais rápido durante a COVID-19, graças à eliminação da necessidade de moldagem por injeção. O custo de fabricação também foi significativamente reduzido devido à redução do número de etapas de produção.
Devido à forma simples da peça, podemos imprimir muitas delas em uma plataforma, resultando em um preço muito baixo por peça. No final, a peça de produção impressa em 3D foi muito mais barata do que o método tradicional de fabricação devido à redução de peças descartadas.
Durante a montagem final, a combinação pré-montada de plugue e cabo é inserida na parte inferior do alojamento, encapsulada com uma massa 2K e depois selada.
Kommentare