Contexto
O Grupo ASSA ABLOY oferece uma gama completa de soluções de acesso para fazer com que as pessoas se sintam seguras e protegidas de maneiras simples e convenientes. A ASSA ABLOY está presente em mais de 70 países e tem uma posição de liderança de mercado em áreas como fechaduras mecânicas e eletromecânicas, controle de acesso, tecnologia de identificação, automação de entradas, portas de segurança, segurança hoteleira e acesso móvel. Recentemente, seus engenheiros buscaram uma nova otimização no processo de desenvolvimento para suas soluções de abertura personalizadas, e a manufatura aditiva provou ser a solução mais adequada. Utilizando as resinas de engenharia de alta qualidade da Henkel LOCTITE na plataforma de impressão da Asiga, a ASSA ABLOY foi capaz de alcançar reduções significativas no tempo e nos custos de produção.
APLICAÇÃO:
Solução de Abertura Impressa em 3D para Uso Final
MATERIAL:
LOCTITE 3D 3843 HDT60 Alta Resistência a Impactos
Preto Fosco
TECNOLOGIA:
Asiga PRO 4K
O Desafio
Os engenheiros da ASSA ABLOY estavam ativamente buscando uma nova otimização no processo de desenvolvimento para suas soluções de abertura personalizadas. Tradicionalmente, sua abordagem padrão incluía moldagem por injeção para prototipagem, o que incorre em altos custos e longos prazos de entrega. Encontrar uma tecnologia alternativa apresentou um desafio, pois várias exigências críticas de aplicação precisavam ser atendidas. Essas exigências incluem um material resistente que ofereça durabilidade de longo prazo e possa suportar 120.000 ciclos, mas ainda tenha um acabamento de superfície excelente.
Em vários projetos, a ASSA ABLOY tentou a manufatura aditiva, começando com a impressão de pó para imprimir essas soluções de abertura personalizadas. No entanto, as peças impressas deste processo nem sequer atendiam aos requisitos mínimos necessários para essas soluções de abertura. Esta tecnologia não cumpria seu propósito e os resultados impressos precisavam ser ajustados substancialmente.
Depois de não obter resultados de sua busca interna, eles entraram em contato com a Cotu, uma empresa de serviços experiente com experiência em impressão 3D de fotopolímeros para segmentos industriais. A Cotu permaneceu com o processo de manufatura aditiva, mas utilizou a tecnologia DLP para satisfazer os requisitos da ASSA ABLOY.
A Solução
Tecnologia: Asiga PRO 4K
Seleção de Material: LOCTITE 3D 3843 HDT60 Alta Resistência a Impactos Preto Fosco
Limpeza: IPA
LOCTITE 3D 3843 HDT60 Alta Resistência a Impactos Preto Fosco
43 % | 1806 MPa | 51 MPa | 53 J/m | 63ºC |
Elongação na Ruptura | Módulo de Young | Resistência Máxima à Tração | Resistência ao Impacto (Entalhado) | Temperatura de Deformação Térmica |
Mais uma vez, a Cotu recorreu ao fornecedor de materiais especializados, Henkel Loctite. A Henkel Loctite 3D Printing oferece uma ampla variedade de resinas de engenharia para diversas plataformas DLP. A Cotu determinou que o LOCTITE 3D 3843 HDT60 Alta Resistência a Impactos Preto Fosco era o material mais adequado para atender aos requisitos das peças do extenso portfólio de materiais de impressão 3D da Loctite. Trata-se de uma resina semi-flexível com resistência moderada à temperatura HDT60, alta resistência ao impacto e versatilidade para uma ampla gama de aplicações.
Ao utilizar o LOCTITE 3843 em conjunto com a impressora 3D Asiga PRO 4K, a Cotu foi capaz de imprimir em 3D essas soluções de abertura que atendiam a todos os requisitos das peças. A tecnologia DLP representada pela ASIGA PRO 4K proporcionou uma saída perfeitamente precisa. Ao aproveitar a tecnologia DLP da Asiga e os materiais da Henkel LOCTITE, a Cotu entregou protótipos funcionais que passaram em todos os testes necessários. Em um projeto separado, as soluções de abertura eram compostas por 2 peças impressas que foram finalmente coladas com LOCTITE 480.
Benefícios
Ao utilizar o LOCTITE 3843 na plataforma Asiga, a Cotu reduziu drasticamente os custos e encurtou consideravelmente os prazos de entrega, contornando a fabricação de ferramentas para moldagem por injeção. Métodos tradicionais de fabricação anteriores poderiam levar até 8 semanas ou até mais. Ao aproveitar o LOCTITE 3D 3843 HDT60 Alta Resistência a Impactos na Asiga PRO 4K, a Cotu foi capaz de imprimir 500 peças em um trabalho de impressão de 15 minutos e entregar as peças dentro da mesma semana. Esses protótipos impressos em 3D eram tão precisos que permitiram mais testes mecânicos nas fases iniciais de desenvolvimento, e esses pré-testes diminuíram significativamente a falha nos testes de produtos finais. Os engenheiros da ASSA ABLOY ficaram impressionados com a profundidade de detalhes que a tecnologia de impressão 3D pode fornecer e com as propriedades mecânicas que as peças finais de uso final podem alcançar. "Ficamos surpresos como amostras impressas em 3D do material certo podem competir com peças moldadas por injeção", explica Jaroslav Papáček, Engenheiro Mecânico de P&D, ASSA ABLOY. Quando a equipe embarcou nesta jornada, eles pretendiam simplesmente imprimir protótipos em 3D, mas agora estão aproveitando um processo de Manufatura Aditiva para criar peças de uso final. A equipe da ASSA ABLOY ficou tão satisfeita com a tecnologia que já discutiu a integração da tecnologia em seus processos futuros de desenvolvimento de produtos.
"É ótimo como a impressão 3D pode otimizar tanto o processo de desenvolvimento quanto o de produção. Você não precisa pagar por moldes e outras ferramentas, paga apenas pelos produtos; nenhum outro ferramental de produção adicional é necessário", observa Martin Lesák, Engenheiro Mecânico de P&D, ASSA ABLOY.
Opmerkingen