top of page

Inscreva-se em nossa Newsletter
e receba nossas notícias em primeira mão

Obrigado por Assinar!

Implantes Dentários Hybridge alcança produção digital precisa, rápida e previsível com o Oqton ManufacturingOS

Em consultórios odontológicos nos Estados Unidos, os dentistas estão tratando pacientes com um problema dentário complexo - perda de vários dentes. Às vezes, a melhor opção é a restauração completa do arco, um tratamento em que todos os dentes são substituídos por dentes protéticos suportados por quatro a seis implantes. É um procedimento elaborado, que requer muito planejamento e consultas odontológicas prolongadas.


Com uma compreensão clara dos benefícios de simplificar esse processo, tanto para o paciente quanto para o dentista, a Hybridge Dental Implants, um laboratório odontológico sediado em Rochester, Nova York, concentrou-se em desenvolver uma solução melhor.


O resultado foi um protocolo repetível, fácil para o dentista seguir e que oferece resultados de alta qualidade para os pacientes em poucas visitas. Um elemento essencial para o sucesso da solução é o uso de impressão 3D de metal e o Oqton ManufacturingOS para automatizar o processo.


Aninhamento em múltiplas camadas aumenta a produtividade da impressão 3D odontológica


No ano passado, a Hybridge Dental Implants imprimiu quase 2.000 barras parafusadas de cobalto-cromo e guias de fundação de metal em suas duas máquinas Trumpf TruPrint. Os guias são inseridos na boca do paciente para mostrar ao médico quanto osso precisa ser reduzido para que o implante se ajuste corretamente.


O Designer CAD da Hybridge, Erick Rodriguez, produz de 25 a 30 peças por dia, geralmente em dois aninhamentos multilayer que as máquinas imprimem durante a noite.


Ele alcançou esse nível de produtividade graças às capacidades únicas do software da Oqton e ao suporte de sua equipe. "A Oqton nos ajudou a passar de uma plataforma de aninhamento única com duas a cinco peças para aninhamento multilayer com 10 a 16 peças, o que é uma diferença significativa", explica Rodriguez. "Para mim, como a pessoa que opera essas máquinas, realmente economizou muito tempo e me permitiu fazer mais design."


Fazer um aninhamento de uma única camada requer etapas adicionais que Rodriguez simplesmente não conseguiu automatizar. Ele tinha que virar a máquina, o que levava cerca de 20 minutos, duas ou três vezes por dia. "Isso rapidamente se acumula, então você pode ver como fazer uma impressão multilayer durante a noite em duas máquinas nos economiza muito tempo", diz ele.



O Designer CAD da Hybridge, Erick Rodriguez, produz de 25 a 30 peças por dia com duas impressoras TruPrint e o Oqton ManufacturingOS.


Mesmos recursos, maior produção e maior precisão


Quando se trata do impacto geral que o Oqton ManufacturingOS teve no negócio, Christina Rivet, Diretora Digital na Hybridge Dental Implants, identifica várias vantagens. "Tivemos um aumento na produção, maior precisão, conseguimos utilizar a equipe de maneiras diferentes em vez de contratar novas pessoas. Nosso produto é mais consistente, e isso se deve em parte porque a Oqton nos proporcionou mais previsibilidade."


Rivet retrocede ainda mais no passado da Hybridge para apresentar uma imagem completa de como sua eficiência mudou. "Se compararmos nosso fluxo de trabalho de fundição com a impressão usando o Oqton ManufacturingOS, na verdade, ganhamos dias. Normalmente, levaria de dois a três dias para investir nas barras, fundi-las, retirá-las e finalizá-las. Agora, o design é concluído no segundo dia, é impresso no terceiro dia e está pronto para a produção. É um fluxo de trabalho muito mais eficiente e preciso", entusiasma-se Rivet.


Cada barra requer cerca de uma hora de trabalho quando a Hybridge utiliza o software da Oqton, enquanto com a fundição levaria entre quatro e cinco horas para fazer o mesmo. "Multiplique isso por 1900, que é quantas barras fabricamos no ano passado, e você sabe que estamos economizando muito", diz ela.


Quando mudaram para a fabricação aditiva de metal, a Hybridge optou imediatamente pelo software da Oqton, seguindo uma recomendação da Trumpf, fabricante da máquina. No entanto, eles usaram outras duas soluções de software quando estavam fazendo impressão em cera. Mesmo sendo marcas conhecidas no campo da impressão 3D, Rivet descreve o trabalho com eles como 'árduo' e exigindo um usuário com profundo entendimento de software de engenharia.


Ela tinha que importar manualmente todos os arquivos e criar um trabalho. Como o desenvolvedor de software não tinha parceria com muitas impressoras diferentes, eles tinham que criar manualmente sua própria plataforma, posicionar e orientar as peças. "Você tinha que examinar cada, única, peça e verificar se cada área era suportada - caso contrário, falharia", explica Rivet.


Ela considera o Oqton ManufacturingOS muito mais fácil de usar em comparação, em parte porque a inteligência artificial ajuda a acelerar o processo. Por exemplo, o designer CAD da Hybridge depende quase inteiramente da geração automatizada de suportes da Oqton, que ocasionalmente ajusta. Rodrigez explica: "Na maioria das vezes, o software preenche automaticamente os suportes e eles estão praticamente onde precisamos que estejam. 99% do tempo, não precisamos fazer nenhum tipo de alteração."


À medida que a confiança no software cresceu, a equipe descobriu novas capacidades que desbloquearam economias adicionais e melhorias nos processos. Os suportes em treliça são um exemplo perfeito. "Em vez da máquina construir um milhão de suportes verticais pequenos e retos, com o Oqton ManufacturingOS, podemos construir uma estrutura de treliça que cobre uma área mais ampla. Usamos menos suportes para obter o mesmo resultado", diz Rivet. "Com treliças, usamos menos pó e conseguimos atingir camadas mais altas com mais precisão e menos pontos de contato."


O papel fundamental do suporte ao cliente


Uma das maiores vantagens da Oqton, na visão dela, é o suporte ao cliente. "Sempre que tivemos uma pergunta, sempre que precisamos de suporte de qualquer forma, sempre que sugerimos uma atualização, não caiu em ouvidos surdos - e isso é enorme na indústria", diz Rivet. "Você é tão bom quanto o software e as máquinas que está usando, e é por isso que você precisa poder depender de seus parceiros. Ter alguém imediatamente disponível por chat online ou a um e-mail de distância realmente foi inestimável para nós."


O suporte também ajudou a Hybridge a iniciar sua produção de aditivos de metal. "Enviamos à equipe as peças e eles criaram um modelo de rota inicial e orientaram a peça de uma maneira que poderia ser otimizada. Verificamos e fornecemos feedback para eles, a fim de chegar a uma solução ideal", diz Rivet.



Ninho em camadas mostrado dentro do Oqton ManufacturingOS.


Imprima com confiança e tranquilidade.


Refletindo sobre a colaboração com a Oqton até agora, a única coisa que Rodriguez e Rivet teriam feito diferente é implementar o nesting em várias camadas mais cedo. "Ficamos um pouco tímidos no início, mas, uma vez que realmente nos sentamos com a equipe da Oqton e ajustamos, foi um sucesso. Provavelmente teria feito isso anos atrás", diz Rodriguez.


Agora, ele também tem a tranquilidade de que não haverá surpresas indesejadas na produção. "É bom saber que, no final do dia, posso colocar um monte de peças nas impressoras 3D, rodá-las durante a noite e ter a confiança de que na manhã seguinte tudo vai sair bem", conclui.






contato@voxelmanufatura.com.br

Comments


bottom of page