Os laboratórios dentários de sucesso precisam funcionar como uma máquina bem lubrificada, imprimindo e processando centenas de pequenas partes específicas do paciente todos os dias. Introduzir mudanças em um sistema tão complexo é arriscado, então os potenciais benefícios precisam ser grandes. O Bertram Dental Lab tomou a decisão de mudar para o software da Oqton porque queriam escalar, e acreditavam que sua automação inteligente era a resposta.
Eles viram os resultados que esperavam quando a produtividade da impressão de Prótese Parcial Removível (PPR) aumentou em 20%. "Estávamos estagnados no mesmo nível de produção com nosso software anterior", explica Andy Timblin, Supervisor de Produção CAD/CAM do Bertram Dental Lab. "Com a Oqton, podemos automatizar a geração de suportes e o aninhamento, e a eficiência com que isso é feito economiza muito tempo. Costumava levar três pessoas um dia inteiro de produção apenas para adicionar suportes. Agora é apenas uma pessoa algumas horas por dia."
Com sede em Wisconsin, EUA, o Bertram Dental Lab é o maior fabricante de PPR do país, fabricando a maioria de suas peças em cinco impressoras SLM 280.
Tim Bertram, sócio do laboratório junto com seu primo Joe Bertram, e Timblin conheceram a Oqton pela primeira vez em novembro de 2021 e transferiram toda a sua produção para o Manufacturing OS da Oqton em janeiro de 2023. O software foi implementado gradualmente porque o laboratório queria ajustar os modelos de rota de produção, desenvolver uma integração ERP e testar o sistema para determinar se o software era confiável e consistente.
"Foi um grande negócio para nós considerar a troca de nosso software de impressão 3D anterior para a Oqton", diz Timblin. "Nós o usamos por sete anos. Eu disse às vendas da Oqton que estávamos realmente satisfeitos com o que estávamos fazendo - mas estamos abertos a mudanças se vocês puderem oferecer automação."
A cada nova reunião, Timblin e Bertram ficavam mais impressionados com o potencial do software para produção digital odontológica. No final, a Oqton cumpriu suas promessas.
"Eu vou dizer apenas uma palavra - escalável. Isso foi o maior para mim", diz Bertram. "Só podíamos escalar até certo ponto com nosso software anterior. Em nossa visão de longo prazo, precisávamos de automação e é por isso que continuamos voltando para a Oqton."
Além de automatizar a geração de suportes, o Manufacturing OS da Oqton sugere uma estratégia de suporte muito mais leve, economizando tempo de impressão e desperdício de material no laboratório.
Outro aumento de eficiência se deve ao aninhamento automatizado do Manufacturing OS. "Com a Oqton, podemos encaixar 20% a 25% mais estruturas de PPR por impressão. Com cinco máquinas imprimindo uma construção todos os dias, isso é essencialmente como ter outra máquina", explica Timblin.
Para aumentar a capacidade de produção, os laboratórios geralmente recorrem à compra de uma impressora 3D adicional. No entanto, isso vem com um aumento nos custos trabalhistas porque mais horas serão gastas na criação manual de suportes e aninhamento. Para Bertram, isso foi uma consideração importante.
"Poderíamos ter comprado outra impressora, mas provavelmente não poderíamos investir mais tempo em suportar manualmente essa sexta impressora. Mesmo que ainda tenhamos apenas cinco impressoras, o software da Oqton meio que nos deu essa sexta impressora sem ter que contratar mais pessoas para fazer os suportes e o aninhamento", explica Bertram.
A lucratividade no laboratório continuou a aumentar, mesmo durante os dois anos de inflação. A matemática por trás disso é simples - Bertram conseguiu aumentar a capacidade e as vendas sem contratar mais técnicos dentários.
Removendo Limitações na Impressão 3D
Outros benefícios de trabalhar com a Oqton incluem uma integração única com ERP adaptada às necessidades do Bertram Dental Lab. "A Oqton está nos economizando três horas de trabalho por dia apenas registrando os casos para nós e reduzindo erros humanos porque não anexa arquivos errados a um caso", acrescenta Timblin.
O Bertram Dental Lab facilita a submissão de pedidos com um portal especial para clientes, o LazerTEK Print Service, onde as pessoas simplesmente fazem upload de um arquivo para imprimir, e a produção começa. Antes da Oqton, a equipe que processava os casos tinha que realizar rotineiramente uma série de tarefas tediosas e demoradas no sistema ERP. Com a integração, esse trabalho de três horas foi reduzido para 15 minutos.
Além das economias imediatas de tempo e custo desbloqueadas pela automação, o Manufacturing OS removeu as barreiras usuais que surgem ao usar software de impressão 3D. "Nosso limite mudou em minha mente de software para hardware agora. Estamos apenas limitados pela quantidade de peças que uma máquina pode imprimir em um dia", acrescenta Bertram.
Consequentemente, a equipe do laboratório pode direcionar sua atenção para outras áreas da produção. "O fato de não sermos impedidos por coisas minuciosas ou tediosas como adicionar estruturas de suporte ou aninhar é enorme. Isso significa que podemos investir tempo em designs CAD, controle de qualidade e gerenciamento de impressoras e tempo.
O teto foi removido em relação ao que podemos fazer, a questão é apenas o que queremos fazer", explica Timblin.
Vantagens da Nuvem
Embora inicialmente tenham tido que se acostumar com o fato de que seu software agora está na nuvem, hoje Timblin o vê como uma vantagem. O trabalho remoto se tornou simples e, quando alguém precisa de ajuda, ele rapidamente faz login e resolve o problema diretamente no software. Problemas menores ele resolve pelo telefone.
Atualizações constantes com desenvolvimentos úteis são outro benefício importante do software baseado em nuvem, e um que Timblin aguarda com expectativa. "Toda vez que vejo um novo lançamento, há algo para a impressão de PPRs, então sempre verifico o que estamos obtendo na atualização. Você sabe que a Oqton sempre se lembra das equipes de PPR. Aprecio que eles nos dêem o que precisamos", diz Timblin.
A equipe da Oqton desempenhou um papel importante na garantia da implementação bem-sucedida do software. O que Timblin mais aprecia é que eles têm experiência na impressão de PPRs, o que significa que fornecem conselhos úteis. "Tenho trabalhado em estreita colaboração com eles no desenvolvimento de uma estratégia de suporte e modelo de rota, e suas sugestões e conhecimento têm sido de grande ajuda."
Recentemente, eles têm visto avanços realmente bons na capacidade de IA para reconhecer segmentos de próteses parciais, algo que eles sempre quiseram automatizar. "Apenas precisava de alguém que soubesse o que estava fazendo com IA para laboratórios dentários realmente desenvolver essa capacidade", acrescenta Bertram.
Sobre
Fundado em 1976 em Neenah, Wisconsin, o Bertram Dental Lab é o principal parceiro terceirizado para laboratórios dentários em necessidades de produção de PPR (Prótese Parcial Removível). 100% fabricado e com sede nos EUA, o BDL fabrica PPRs usando tecnologia de impressão 3D de metal de ponta SLM (Fusão Seletiva a Laser) e através de fundição tradicional de cera perdida para fornecer aos nossos parceiros PPRs superiores. A missão do Bertram Dental Lab é fornecer aos seus parceiros os quadros parciais no atacado mais consistentes e de mais alta qualidade disponíveis na indústria.
Comments